quarta-feira, 16 de maio de 2012

Currículo

Fábio Câmara Brandão Araújo

20 anos – Solteiro - Brasileiro
Cond. Vila dos Flamboyant’s BL 49 Apt 103 Paralela
Telefone (s): (71) 3366-1542 / (71) 8364-0835
E-mail: Fabio_camara91@hotmail.com 



Objetivo
Contribuir de forma prática e objetiva e coletiva pelo bem comum e para o progresso da empresa, comprometendo-me com a filosofia da instituição e colaborando diretamente para enfrentar os novos desafios no mercado de trabalho.



Formação Escolar
Colégio da Polícia Militar
Ensino Médio – concluído em 2010



Qualificação
- Bacharelado em Engenharia de Produção
Em curso


- Centro de Capacitação Profissional – CONNECT 
Curso Office (Windows, Word, Excel, PowerPoint, Internet)
Carga horária de 60 horas

Período: 10/11/2010 a 17/12/2010

- CCAA
Curso de Inglês básico
Período: Junho de 2008 à Julho de 2009

Banco de Dados nas Empresas

Banco de Dados


É uma coleção de dados interrelacionados, represenando informações sobre um domínio específico. Basicamente, é uma tabela composta de várias linhas divididas em colunas que são identificadas por campos, e cada linha representa um registro de banco de dados. Pode ser definido também, como uma coleção de dados organizados  de tal forma que podem ser acessados e utilizados por muitas aplicações diferentes Ex: Lista telefônica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controles dos recursos humanos de uma empresa.


Aplicativo de Banco de Dados

Um aplicativo de banco de dados é um tipo de software exclusivo para gerenciar um banco de dados. Aplicativos de banco de dados abrangem uma vasta variedade de necessidades e objectivos, de pequenas ferramentas como uma agenda, até complexos sistemas empresariais para desempenhar tarefas como a contabilidade. O termo "Aplicativo de Banco de dados" usualmente se refere a softwares que oferecem uma interface para o banco de dados. O software que gerencia os dados é geralmente chamado de sistema gerenciador de banco de dados.
.
Exemplos de aplicativos de banco de dados são Microsoft Visual FoxPro, Microsoft Access, dBASE, FileMaker, (em certa medida) HyperCard, MySQL,Intpró, PostgreSQL, Firebird, Microsoft SQL Server, Oracle, Informix, DB2, Caché e Sybase.



Referência dos aplicativos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados


Microsoft Visual Fox Pro:


O Microsoft Visual FoxPro é uma ferramenta orientada a objectos e eventos, possui um motor que a torna um dos produtos mais rápidos no acesso a bases de dados nativas, graças a sua exclusiva tecnologia Rushmore.
Oferecendo suporte para consultas remotas, SQL Pass-Through e destaca-se como uma excelente ferramenta para desenvolvimento de componentes COM+ (camada de regra de negócio) para acesso a qualquer base de dados corporativa, através do seu Universal Data Access, que se utilizando da classe de objecto CursorAdapter provê, além do acesso nativo ao sua base de dados própria (DBC), o acesso a XML Microsoft SQL server 2000 e fontes de dados baseadas em ODBC e OLE DB.


Intranet na Empresa de Engenharia.


Intranet



A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa. As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

 Montagem da Intranet:
Basicamente a montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas, e em instalar um servidor Web.

Servidor Web - É a máquina que faz o papel de repositório das informações contidas na intranet. É lá que os clientes vão buscar as páginas HTML, mensagens de e-mail ou qualquer outro tipo de arquivo.

Protocolos - São os diferentes idiomas de comunicação utilizados. O sevidor deve abrigar quatro protocolos. O primeiro é o HTTP, responsável pela comunicação do browser com o servidor, em seguida vem o SMTP ligado ao envio de mensagens pelo correio eletrônico, e o FTP usado na transferência de arquivos. Independentemente das aplicações utilizadas na intranet, todas as máquinas nela ligadas devem falar um idioma comum: o TCP/IP, protocolo da internet.

Identificação do Servidor e das Estações - Depois de definidos os protocolos, o sistema já sabe onde achar as informações e como requisitá-las. Falta apenas saber o nome de quem pede e de quem solicita. Para isso existem dois programas: o DNS que identifica o servidor e o DHCP (Dinamic Host Configuration Protocol) que atribui nome às estações clientes.

Estações da Rede - Nas estações da rede, os funcionários acessam as informações colocadas à sua disposição no servidor. Para isso usam o Web browser, software que permite folhear os documentos.

Referência: